Conexões Orteguianas – 4
O desafui de filosofar com Ortega no Brasil
O desassossego é enorme; é que o homem
atual não sabe o que ser, falta-lhe
imaginação para inventar o argumento da sua
própria vida
Ortega y Gasset 1
Ao decidir fazer das Orteguianas minhas próprias aventuras filosóficas, penso nas infinitas possibilidades dos seus conceitos, das histórias e personagens, a começar, claro, pelo conceito de Vida e Razão Vital e Histórica.
Minha ideia é fazer dessas aventuras filosóficas de Ortega um método para se pensar a
Vida como estância da liberdade. Evidentemente as imagens e conceitos desse pensador
podem cobrir um vasto campo de estudos, que vai da educação à política, da pedagogia à
ontologia, da literatura à filosofia, da ontologia à metafísica. Isso para dizer que, desde então, toda minha vida e a perspectiva filosófica que supunha ter definida mudou radicalmente.
Já nos encontros e convites para pensar Ortega, o Brasil e os brasileiros nas circunstâncias atuais, minhas leituras e o diálogo com os seus comentadores e estudiosos mais destacados abriram novas perspectivas para o entendimento filosófico de nossos tempos e modos de vida. Fiquei especialmente impressionado com a generosidade do pensador madrilense, a riqueza e os valores das suas lições; a leveza, a liberdade, a elegância e a tranquilidade das suas proposições, enfim, sentimos a sua filosofia em nosso coração: eis a maior e promissora de todas as aventuras, onde Viver é a própria experiência de fazer filosofia.
A cada leitura e releitura de seus escritos e livros, a cada uma de suas aulas e conferências assistidas pelos meios disponíveis, sinto em e com Ortega uma grande proximidade intelectual. Com ele sou livre para fazer a crítica que importa e, ao mesmo tempo, manter-me fiel ao veio intelectual e original de sua criação e expressão autoral, enriquecendo os pensamentos e as posições que tenho assumido nos últimos anos de minha vida. Pois é isso que acontece quando a categoria Vida entra no como amor intellectualis de modo que a vida de cada um não mais se separa da Vida como fenômeno ou acontecimento decisivo e radical no modo de filosofar e entender a história.
ENSAIOS
Os Alfabetos de Flusser
As Orteguianas
Conexões Orteguianas – 1
Conexões Orteguianas – 2
Conexões Orteguianas – 3
Conexões Orteguianas – 4
Ortega y Gasset e os Filósofos Inovadores
No palco giratório de Peter Sloterdijk
Os alfabetos de Flusser
O doador de formas
A chance da compoesia
Leitores inventivos
Retratos do Leitor Ausente
Bons encontros
Written by : José Paulo Teixeira
Subscribe To My Newsletter
BE NOTIFIED ABOUT BOOK SIGNING TOUR DATES
Donec fringilla nunc eu turpis dignissim, at euismod sapien tincidunt.