Bons Encontros

A década que se inaugura traz, nas dobras dos tempos, dois importantes desafios para o Brasil:

(1) O desafio da educação de qualidade e (2) o desafio da formação de uma nova geração de leitores.

Leitura e Educação tem sido, para a Cidade Futura e o Instituto Parati, o sentido de nossos investimentos. Cada uma de nossas criações, projetos e programas – incluídos os de futebol escolar, musica e cultura digital, arte ecologia – tem esta Plataforma de base: Educação Pela Leitura.

A Educação é o Caminho. “O livro dos filósofo”. (Fragmentos de Nietzsche);

A Ponte é a Leitura  “Assim Pensamos na Cidade Futura”, em “Filosofia comPoesia”, de José Paulo T.

Trabalhamos em projetos de longa duração.

Esses projetos são, prioritariamente, destinados às crianças e aos jovens. Portanto, aos  educadores e aos responsáveis pela educação de jovens. O mais conhecido de todos é o projeto Bom de Bola, que a Parati investe há 20 anos, e que a Cidade Futura, junto com o Instituto Parati desenvolve e coordena a partir de um programa de Educação Afirmativa e Cultura de Paz.

Para além – ou aquém do projeto em si – temos um trabalho continuado e consistente de criação de uma agenda de cultura e filosofia afirmativas, e que perpassam cada uma de nossas iniciativas. São muitos anos de investimento e esforços sem fim.

A série de Convites para Pensar, iniciada neste primeiro encontro com a professora Scarlett Marton sinaliza essa dimensão filosófica e inventiva de nosso trabalho e o fazemos com toda dedicação e esmero.

Esse modo de pensar a longo prazo nos aproximou do Brasil dos anos de 2022. Ou não seríamos a Cidade Futura. Mas não se trata, como talvez possa aparentar, de um futurismo ou projetivos infundado, isto é, do tipo que joga para depois os desafios de agora. Pelo contrário. Ao nos aproximarmos de 22, damos mil passos antes e depois, pois como pensar 2022 sem lembrar a Semana da Arte Moderna e os 200 anos de Independência do Brasil? 

Em 2012, quando começamos a cogitar fazer algo que pudesse pensar nosso futuro presente, estávamos preparando os Encontros de Maio de 2018, data comemorativa de criação da Cidade Futura, cujos I E II Encontros, respectivamente, aconteceram em 1998 e 2008.

E juntados aos memoráveis anos de 22, no Brasil, antevimos a possibilidade de, entre 2018 e 2022, apresentar, exercitar e falar juntos  a Língua B do Brasil Bom de Ler, isso como base de um programa de Educação Afirmativa e Cultura de Paz como fazemos em nossos projetos e encontros.

As duas iniciativas – a realização da III edição dos Encontros de Maio, em 2018;  e os Encontros da Futuridade (Brasil 22 – 100 anos antes, depois) – mais que simbólicas, são a própria cosmogogia da Cidade Futura.

Assim pois, os próximos “Encontros de Maio” (2018), por um lado, serão reservados para empreendermos um projeto de COMUNICAÇÃO INVENTIVA  para se CRIAR, PENSAR E FALAR a Língua B do Brasil Bom de Ler  e FAZER filosofia com poesia… e com a música, a arte, o futebol, o cinema, a literatura, a comunicaçao e a cultura.

De outro lado, é nosso intuito desenvolver formular e apresentar um programa de atitudes inventivas e afirmativas o  P-A-I–D–E–I-A  * de modo que possamos colocar a leitura e a educação no centro desse debate do Brasil dos 22, ou brasis, como dizemos – numa perspectiva renovada e intergeracional.

Razão pela qual, em atenção a essa agenda de educação afirmativa, de leitura e cultura, decidimos fazer a série Convites Para Pensar – nos moldes dos cafés filosóficos e conversas com pensadores e poetas, escritores, professores e artistas que com se dispuseram, e se dispõem compartilhar tempos de suas vidas e de suas obras em prol deste nosso movimento.

Os Convites que se seguiram foram realizados em 2014 e 2015 com Cristovão Tezza, em Criciúma; José Miguel Wisnik, Zuenir Ventura, Juliano Pessanha, entre outros, durante e após ao Festival da Leitura de Florianópolis.

ENSAIOS

Written by : José Paulo Teixeira

Subscribe To My Newsletter

BE NOTIFIED ABOUT BOOK SIGNING TOUR DATES

Donec fringilla nunc eu turpis dignissim, at euismod sapien tincidunt.

Related Posts

  • Published On: setembro 4th, 2021|Comentários desativados em As encenações da chance|
  • Published On: setembro 23rd, 2020|Comentários desativados em Os Alfabetos de Flusser|
  • Published On: setembro 17th, 2020|Comentários desativados em As Orteguianas|

One Comment

  1. Um comentarista do WordPress julho 3, 2019 at 1:18 pm

    Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Comments are closed.