A filosofia que é
Os filósofos inovadores são poetas da futuridade. Eles nascem ou (se) produzem em suas próprias inovações e tradições, seja em relação ao seu tempo ou na pedagogia da boa distância nas situações de mundo em que se encontram. Como poetas, são inventivos; como filósofos, inovadores; inovadores não apenas pelos conceitos que criam, mas pelo estilo ou a originalidade com que produzem ou esculpem os seus pensamentos, as suas descobertas ou criações.
Alguns deles fizeram de suas vidas o próprio acontecimento filosófico, o próprio querer inteligir (concatenar, compreender) filosofia com e como poesia. O que nos desperta interesse nesses poetas são as respostas dos seus escritos, as belezas das suas partilhas e as formas com que entregam as suas criações.
Quase todos esses inovadores pecam pelo excesso de vida com que produzem ou investem o poder de seus pensamentos: os gestos e movimentos do pensamento que irradiam, as imagens que guardam ou compartilham dentro de uma comunidade de afetos e usos, pensamentos e atos. Desta forma fazem pontes dos excessos aos acessos. O que explica, talvez, porque alguns deles enlouquecem ou deixam enlouquecidos os seus leitores ou amigos próximos. Tornam-se intempestivos, excessivos, gênios indomáveis…
A FILOSOFIA QUE É
|Convite para Pensar| A canção popular no Brasil
A chance da compoesia
A filosofia que é!
Written by : José Paulo Teixeira
Subscribe To My Newsletter
BE NOTIFIED ABOUT BOOK SIGNING TOUR DATES
Donec fringilla nunc eu turpis dignissim, at euismod sapien tincidunt.